Em parceria com a Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do Sinpaf, dois especialistas abordaram o tema “As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores”, na manhã desta segunda-feira, 19, na Embrapa Informática Agropecuária, (Campinas-SP). As palestras fazem parte da programação da SIPAT 2019 – 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e a 18ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho.

O tema foi abordado pelo professor Ricardo Antunes, coordenador do grupo de pesquisa Estudos sobre o Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses e docente vinculado ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH-Unicamp). Antunes lançou recentemente o livro “O privilégio da servidão”, pela Boitempo Editorial. Na sequência, o público pode conferir a análise da professora Luci Praun, que também integra o grupo de pesquisa Mundo do Trabalho, é professora adjunta na UFAC (Universidade Federal do Acre) e autora do livro “Reestruturação produtiva, saúde e degradação do trabalho”, pela editora Papel Social.

Mário Urchei, presidente da SSCJ, destacou que o debate foi extremamente enriquecedor e trouxe elementos fundamentais para o entendimento das relações atuais no mundo do trabalho e os desafios colocados para nossa categoria e para a classe trabalhadora. E uma das reflexões importantes é que as alternativas e a construção de relações mais justas e democráticas só serão alcançadas com a intensificação da organização e da luta coletiva das(os) trabalhadoras(es).

A programação da SIPAT 2019 continua no dia 21, com um bate-papo sobre “Desmistificando as doenças mentais”, com a facilitadora Ana Carolina Barreto, médica do trabalho. No dia 23, Edilson Zancanella, médico otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono encerra as atividades com a palestra “As mudanças dos hábitos de sono da população e suas implicações para a saúde”.

Fotos: Magda Cruciol