A Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) é uma organização de base territorial que representa os trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lotados nas unidades Embrapa Gestão Territorial, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Campinas.

Criada em Assembleia Geral realizada em 6 de março de 1991, a Seção Sindical é orientada pelo Estatuto do Sinpaf e por regimento interno próprio. Tem como princípio e compromisso lutar pelos pressupostos consagrados nas convenções 87 e 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para assegurar a definitiva liberdade sindical da classe trabalhadora.

A Seção Sindical integra o Movimento pela Ciência e Tecnologia Públicas (MCTP), ao lado de pelo menos 23 outras entidades e movimentos sociais, e apoia a campanha “Se é Público, é para todos”, promovida pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

O Sinpaf é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).