Covid-19

Diretoras(es) da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do Sinpaf constatam falhas em visitas feitas entre os dias 15 e 16 de julho

Entre quarta e quinta-feira (15 e 16 de julho), diretoras(es) da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do Sinpaf percorreram as unidades Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Territorial e Embrapa Meio Ambiente. Às vésperas da Portaria Interministerial nº 20, de 18 de junho de 2020, completar um mês, diversos problemas foram constatados nas unidades, uma vez que há falhas e nem todas as medidas foram adotadas.

Apenas na Embrapa Territorial estava ocorrendo a verificação de temperatura, na entrada e saída da unidade. No entanto, conforme relato de trabalhadoras(es), essa prática não é constante. Nas outras duas unidades, contrariando a determinação da Portaria, esse procedimento não estava sendo realizado.

Ausência de álcool em gel em diversos pontos foi verificada nas três unidades e ainda há deficiência na distribuição de máscaras em quantidade suficiente, já que a troca deve ser feita pelo menos a cada três horas, conforme a recomendação. Na Embrapa Territorial e Embrapa Meio Ambiente há ainda problema com as equipes terceirizadas. As(os) profissionais receberam, até o momento, apenas uma máscara.

Durante as visitas também chamou a atenção o fato de haver poucas informações afixadas nas unidades a respeito da pandemia, orientações e protocolo em relação à prevenção e atitudes a serem tomadas.

A Diretoria vem acompanhando a situação e encaminhou dois ofícios às chefias das três unidades, enviados em meados de junho e no início de julho, com a solicitação de informações em relação a adoção de todos os procedimentos.

Para alertar a categoria e contribuir com as medidas de prevenção, a Seção Sindical afixou faixas nas entradas das unidades e banners nas respectivas recepções.

É importante que as(os) trabalhadoras(es) participem ativamente desse monitoramento e cobrem que todas as medidas sejam adotadas nos seus locais de trabalho. A Diretoria da Seção está à disposição para quaisquer dúvidas e o Sinpaf Nacional criou o e-mail corona@sinpaf.org.br.